08
Dec
2021
13:34

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

8 DEZEMBRO, DIA DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, PADROEIRA E RAINHA DE PORTUGAL

Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira e Rainha de Portugal. Nas Cortes de Lisboa de 1646, declarou solenemente El-Rey D. João IV que a partir daquele momento Nossa Senhora da Conceição passaria a ser a Padroeira do Reyno de Portugal, em tributo e reconhecimento da sua intercessão nos sucessos militares que permitiram a restauração da independência nacional face ao jugo castelhano que durara 60 longos anos.

Relacionada com esta decisão, está a caraterística única da Coroa Portuguesa em relação às suas congéneres europeias: A partir do reinado d`El-Rey D. João IV até ao fim da Monarquia, nenhum Rei português foi coroado, sendo essa cerimónia substituída pela “mera” Aclamação, na qual o Soberano recebia a Coroa mas não a cingia na cabeça, ficando pousada a seu lado.

Foi El-Rey D. João IV, ao declarar Nossa Senhora da Conceição Padroeira do seu Reyno, considerando-a “A verdadeira Rainha de Portugal”, quem inaugurou este procedimento, depois seguido pelos seus sucessores. Depositou a Coroa Real a seus pés dizendo “me fez Deus mercê por Sua intercessão, que tomasse posse da Coroa e Ceptro para governar estes meus Reynos livres do pesado cativeiro de Castela”.

Não obstante a genuína devoção que certamente lhe teria, há também neste acto uma indelével dimensão política e carga simbólica, já que ao elevar à grandeza real um culto secular intimamente ligado a anteriores momentos gloriosos da História de Portugal (de D. Afonso Henriques a D. Nuno Álvares Pereira), El-Rey D.João IV torna-o dessa forma um precioso catalisador da identidade nacional num momento em que se pretendia justamente exortar e consolidar os sentimentos pátrios recém recuperados.



Notícias Relacionadas